
Olá caro amigo leitor, hoje vim aqui escrever sobre um assunto que não tem muito haver com o mundo da TI, aliás, tem, mas não diretamente. Estava de bobeira aqui e decidi fazer um mega post.
Escolhas... quem não tem ou nunca teve problemas e dúvidas quando viu-se diante de uma situação em que deveria decidir, compro um fusca ou chevette, notebook ou desktop, iPhone ou HiPhone, o fato é que as dúvidas nos perseguem.
Você deve estar se perguntando onde quero chegar, a resposta é simples, estimule seus pensamentos e obterá as respostas que precisa.
Me recordo como se fosse ontem a empolgação para ingressar em minha primeira faculdade, sistemas de informação, bons tempos, nada como ouvir a emoção, apenas a emoção, não me arrependo pois lá fiz muitos amigos, irmãos, aprendi muito, mas quando acordei para o fato de que minha região era pobre de vagas na área de TI, já estava terminando o curso, acordei para esta realidade na hora do estágio, a minha volta só exploração, baixos salários, sobrevivi a essa guerra.
O fato é que estou aqui para demonstrar o que penso, a verdadeira realidade da área de TI no Brasil. Por não ser uma área regulamentada, ao contrário das áreas de engenharia, direito, entre outras, a realidade é que o cenário da TI no país vive atualmente um verdadeiro caos.
Sem um órgão suficientemente forte para regulamentar a área, bem como sem amparo legal (áreas como engenharias são regulamentadas, com legislação própria), hoje boa parte dos profissionais de TI vivem flutuando em um mar repleto de armadilhas, tais como variações salariais absurdas entre regiões, cargas pesadíssimas de trabalho, concentração de vagas em microregiões bem específicas.
Tudo isso acontece pelo fato de que o profissional de TI é um dos mais dedicados que existem no mercado de trabalho, cria um vínculo de amor com a profissão, onde sonha dormindo e acordado com bits e bytes, o que muitas vezes os leva a se sujeitarem a verdadeiras vergonhas salariais e condições penosas de trabalho, sempre sob extrema pressão. Esses profissionais submetem-se a isso pois não são todos que tem espírito aventureiro e sangue frio em deixar família, amigos, namoradas, estudos, tudo atrás de um sonho, e segundo a lei de Murphy, podendo ter mais fracasso do que êxitos.
Não culpo a falta de legislação no setor, nem a falta de órgão regulamentador, aliás, culpo sim, graças a falta dela, muita gente preparada pelo google "rouba" a vaga de pessoas que estudaram e muito para estudar, aliás, roubam não, fazem o mesmo serviço por um salário muito inferior ao que realmente vale.
Do lado do empregador isso é bom, ao contratar um engenheiro, tem que pagar um salário mínimo que é protegido por lei e poucar pessoas sabem, já na área de TI, muitas vezes pela falta de oportunidade, um analista de help desk na minha região ganha pouco mais de 1 (HUM) salário mínimo (em Setembro de 2009, e não em Abril de 1500 como você está pensando..), sabendo que se não aceitar esse montante, com certeza muitos outros aceitarão.
O fato é que, voltando a estaca zero, nas escolhas não podemos agir só com a emoção, nem tanto só com a razão, embasando-se na emoção, podemos pecar e sermos obrigados a passar por percalços tais como esses. Escolhendo com a razão, corre-se o risco de ser um péssimo profissional, trazendo prejuízos ainda maiores.
A vida é como uma balança mecânica, para obter informaçoes corretas, necessitamos encontrar um equilíbrio entre o que nos faz bem e o que nos trará retorno. Tudo é relativo, a escolha depende de "n" fatores, quem é capitalista, ao ingressar em uma carreira qual não gosta muito, ao começar a colher os frutos, desenvolve um antidoto instantaneo que o faz ser melhor a cada dia, no entretanto, uma pequena porcentagem da população detém essa característica.
Poucas pessoas no mundo chegam na hora do fantástico de domingo a noite, ossos de frango assado sobre a mesa, felizes e alegres pois o fim de semana está acabando a na segunda feira cedo é hora de trabalhar, para falar a verdade, eu não conheço ninguem assim, por outro lado tenho certeza que as pessoas que pensam assim, encontraram o equilibrio em suas escolhas, encontraram o equilibrio e tem um grande reconhecimento, uma sensação de bem estar em seu ambiente de trabalho, bem estar este que traz uma sensação tao ou mais agradável do que no aconchego do seu lar.
ÉÉÉÉ caro amigo, a vida é feita de escolhas, escolha bem enquanto você pode escolher, escolha tudo, pense muito bem para escolher, o arrependimento é igual sombra, persegue você por toda vida, quando possível, desligue-se do mundo, reflita sobre as escolhas, você nunca irá ter 100% de acerto, mas faça o melhor de você, pense sobretudo em você, pois se você não gostar se si próprio, quem irá gostar?(até hoje tento aprender isso...)
Fica aqui meu abraço a você, sei que este post não mudará sua vida nem tanto quero isso, quero apenas que estimule a sua reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário