Páginas

domingo, 7 de março de 2010

Alan Turing , o gênio injustiçado

Alan Turing foi um dos (senão o mais) proeminente cientista da computação do século passado. Isso quando nem mesmo existiam computadores do modo como os conhecemos.

Turing nasceu em Londres em 23 de Junho de 1912, era conhecido por seu jeito introvertido e excelente talento matemático. Esse talento fez com que o governo britânico o contratasse para trabalhar durante a Segunda Guerra em um projeto que tinha por objetivo decodificar as mensagens secretas da máquina de guerra alemã. As mensagens alemãs eram codificadas usando a máquina ENIGMA de tal forma , que era considerada impossível a decripitação dessas mensagens.

turing

Após algum empenho Turing e sua equipe conseguiram decifrar as mensagens alemãs, dando uma importante e inédita vantagem na guerra aos países Aliados.

Turing desenvolveu a base teórica para a Máquina de Turing, considerada o primeiro esboço dos computadores atuais.

Ainda enquanto trabalhava para o governo Britânico, Alan Turing foi acusado do crime de homossexualismo. Foi afastado de seus trabalhos e pesquisas e teve de escolher entre ir para a cadeia ou se tratar com injeções de hormônios femnininos.

O tratamento com hormônios deformou seu corpo todo. Com depressão, humilhado e impossibilado de trabalhar, Alan Turing se suicidou por envenenamento em 1950.

Recentemente após o recolhimento de milhões de assinaturas on-line em uma petição, o governo britânico se retratou publicamente pela severidade e monstruosidade com que tratou Alan Turing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário