Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Dica - Como Configurar seu DNS


Após algum tempo afastado por motivos diversos provas, estou passando para postar mais uma dica ask2pi.

Como o intuito do blog sempre foi auxiliar à aqueles que necessitam de ajuda em TI, área minha de formação e hoje apenas um 'hobby', o tema de hoje é redes, mais especificamente DNS - "Domain Name System".

O Dns, inicialmente introduzido no ano de 1984, com suas raízes no sistema operacional BSD Linux e tendo seu uso iniciado em ambiente Windows à partir da versão NT 4.0, porém, tornando-se um serviço a partir do Windows 2000 Server, o "Domain Name System" (DNS) tem como função, em uma descrição superficial e simplista, traduzir e localizar os endereços URL que digitamos nos nossos navegadores, transformando-os em IPs.

Para quem não sabe, cada computador na grande rede mundial, chamada Internet, é composto de um identificador único, mais precisamente, cada ponto de conexão, e esse número tem o nome de IP (ou "internet protocol"). Acontece que como cada site nada mais é do que um conjunto de arquivos hospedados em um servidor, ao acessar um conteúdo, na realidade estamos acessando uma máquina remota.

Como seria muito difícil para os usuários ambientar-se com os endereços IPs, fora criado o DNS, tendo grande participação e responsabilidade no sucesso da internet.

Acontece que um DNS ("Dns Server") nada mais é do que um computador remoto (servidos) que contém um banco de dados enorme com o endereço de determinados sites (URL) e seus respectivos IPs. Quando digitamos um endereço na barra de navegação de nosso "browser", o computador não sabe o endereço do servidor (IP), então recorre ao servidor DNS, que faz essa ponte entre cliente/servidor.

O grande problema disso é que para receber a solicitação, processar e devolver, o servidor DNS demora algum tempo, tempo esse composto do processo de entrada/processamento/saída das informações, bem como tempo de trânsito. Esse tempo é medido em "ms" (milissegundos). Parece pouco, mas contando tempos de resposta do site em si, do servidor DNS, tráfego cliente/router, em momentos de pressa, faz com que muitas vezes haja certa impaciência por parte do usuário, com a frequente resposta do navegador "Site Encontrado, Aguardando Resposta".

Configurar uma conexão é algo trabalhoso para uns, simples para outros, não entrarei no mérito dos softwares que fazem cache Dns localmente, talvez em um futuro tópico, abordarei isso, e peço desculpas pela breve/longa introdução ao DNS.

Cada conexão, cada modem, cada prestadora de serviços de banda larga ou comum fazem com que não haja uma conexão ótima em comum, mas sim configurações aproximadas. Escolher um servidor DNS é uma tarefa trabalhosa. Alguns tem grande confiabilidade e disponibilidade, mas não tem velocidade, outros tem velocidade, mas são inconstantes, e por aí vai.

Uma forma de testar isso é com o software "DNS Benchmark". Com ele, você pode testar qual servidor DNS tem melhor tempo de resposta, confiabilidade, enfim, fazer um verdadeiro relatório sobre a atual situação da sua conexão. No software pode ser testados servidores DNS pré-estabelecidos ou caso você tenha algum conhecimento de redes, pode escolher seus preferidos e os testar.

Não vou postar muitos detalhes sobre a operação em si, para não estender demais o tópico, porém a operação é simples, basta atentar para o fato de que adicionam-se e removem-se servidores DNS na guia "Nameservers", clicando em "Add/Remove". Recomendo remover todos os nativos e inserir os mais populares (que podem ser encontrados aqui), feito isso, deve-se também remover todos os servidores que não respondem (ver imagem abaixo), clicando em "Remove Dead Nameservers".


Feito isso, basta colocá-los em teste, clicando em "Run Benchmark". Com isso ele estará colhendo informações da sua conexão (focando DNS obviamente), e apresentará um relatório completo, em inglês.


Em muitos casos, será interessante trocar de servidor DNS, no meu caso mesmo, estava usando servidores OpenDNS e testando um Intelig, que foram muito bem recomendados, porém, em testes, descobri que principalmente o OpenDNS estava péssimo em tempo de resposta (veja print abaixo, openDNS são os dois últimos servers da lista), então substituí ele por um Telefônica, porém como gato escaldado.... (Quem tem Speedy lembra dos problemas de DNS de alguns anos atrás...), basicamente configurei minha máquina de forma a usar servidor DNS primário da Telefônica e secundário da OpenDNS, que apesar de 'lerdinho' para minha conexão, não deixa na mão, funcionando de forma redundante.


Para finalizar, afirmo que não basta apenas configurar a rede de seu computador, mas também o seu roteador e/ou modem, todos com endereços iguais de DNS primário, bem como recomendo utilizar o secundário de empresa diferente, evitando assim com que na falha de um serviço, haja o comprometimento da sua conexão.

Caso haja alguma dúvida, pode nos enviar, mesmo que seja 'básica', pois não aprofundei na configuração em si.

Saudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário