Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Review notebook Itautec W7430

Saudações caros amigos, como prometido, vim aqui postar minhas impressões sobre o note Itautec W7430.

Estou escrevendo dele e ao mesmo tempo, fazendo um benchmark da bateria, que ainda não consegui esgota-la, assim que esgota-la, posto no final do tópico.

Como precisava de um notebook barato para usar na faculdade e ao mesmo tempo não precisava de muito desempenho, visto já ter um desktop que supre essas necessidades, foquei a relação custo vs benefício. A minha configuração é composta basicamente por um cpu Intel Core i3 370m, que tem um clock muito bom de 2,4 GHz com Hyper Threading, que simula 4 Núcleos, porém que eu senti que não emulam tão bem, porém longe de serem ruins. O HD da máquina é um Samsung Sata 2 de 320 GB e que faz uma média 10~20% menor do que meu Caviar Blue instalado no meu Desktop. Possui Wireless b/g/n, porém que não pude testar, pois uso rede cabeada. Possui também preparação para internet 3G, com antenas e slot, faltando mesmo só o modem.

Ele veio bem embalado (não tanto quanto o Dell, mas bem..), veio também com cabo de modem (RJ11), manual bem superficial, tudo devidamente embalado. O note veio com plásticos de proteção na moldura e LCD, tampa exterior e veio com um adesivo à esquerda do touchpad, com a configuração da máquina, mas na realidade foi complicado tira-lo. Ao removê-lo, ficaram vestígios de cola, enfim, chato demais. Já os outros plásticos não (o da tampa ainda não tive coragem de tirar...).

A metodologia que usei fora sua comparação com meu desktop (um Athlon ii x4 620, HD Caviar Blue 500GB e uma Geforce 9500GT, uma máquina básica), bem como a sua comparação com um antigo notebook meu, um Dell Latitude D520, core 2 duo t5500, HD Sata (não me recordo se era Sata I ou II) de 120GB e Vídeo GMA950.

Apresentações à parte, vamos para as minhas impressões sobre o equipamento.

Considerações sobre o equipamento

Sua tela 14” LED é boa, porém achei as cores meio apagadas em comparação ao meu LCD ‘comum’ Flatron W2053, porém também longe de ser ruim. Percebi as cores meio que apagadas principalmente em gaming, mas não sei se é fruto da tela em si ou um mal do processamento de vídeo (que nesse modelo é integrado ao processador), sendo comparável ao meu antigo Dell Latitude D520.

A máquina possui 3 USBs (2 comuns + 1 combo e-sata), são boas, mas achei sua conexão um pouco resistente e não ficam totalmente alinhadas à carcaça, sendo um pouco ‘para’ dentro do notebook, sua disposição não achei tão boa também, preferia como era no meu antigo Dell, mais próximos ao monitor e não próximos à frente do notebook, visto que um pen drive conectado ou um modem 3G atrapalha o uso de mouse (em caso de espaço pequeno na mesa..).

O som é outro capítulo curioso, em se falando de fones de ouvido, o chipset de áudio Realtek AC272 é competente no que se propõe, tem qualidade boa, recursos de economia de energia que, quando bem configurados, ajudam na extensão da duração da bateria, sendo inferior ao meu finado Dell Latitude (que usava uma Sigmatel, que embora tivesse alguns bugs crônicos, dava pra ouvir muito alto), mas bom. Suas caixas de som são posicionadas na frente/inferior do notebook e são um tanto quanto baixas em volume audível, mas eu penso que quem quer fazer barulho, liga em um ‘Home Theater’ ou caixas externas, já que um notebook normal visa portabilidade e duração da bateria, então não considero problema.

O Touchpad, multigestos e muito bom por sinal, é integrado à carcaça do notebook, seu botão de acionamento é único, porém um pouco duro e barulhento. Já seu software controlador é um show à parte, deixa personalizar suas funções para qualquer (isso mesmo, qualquer) software instalado no notebook. Eu por exemplo personalizei gestos circulares para avançar e voltar faixas de música no Windows Media Player, bem como configurei atalhos para o Firefox, como avançar e voltar páginas, rolagem e outras coisas. O Software permite inclusive que cada tipo de toque no touchpad equivalha à uma tecla ou combinação delas, deixando que se personalize intimamente qualquer software. Um defeito do touchpad é a sua localização. Ao digitar-se, frequentemente aciona ele e rola a página, sendo irritante às vezes, mesmo para eu que configurei a desativação do touchpad enquanto digito (ele reativa em pequeno tempo depois e rola a página).

Seu gravador de DVD é competente e cumpre o prometido, sendo um pouco mais silencioso do que o do Dell, que por ser removível, era demasiadamente barulhento e vibrava bastante, problema esse que não ocorreu até agora com o Itautec.

Suas teclas de atalho são boas por serem ativadas com a pressão do botão Fn, coisa que aprecio muito, visto não gostar de muita coisa em meu tray, e por não demandar driver, eu aprecio muito. Tem atalhos para ativar bluetooth, suspender a máquina, wireless, múltiplos monitores (comutação), brilho da tela, volume e controles de media (play, pause e afins).

Duas coisas que não gostei são o teclado e a Webcam. Com relação ao teclado, a disposição das teclas é ruim, não tem aquela curvatura que a maioria dos notes tem, a tecla de interrogação mesmo fica em um lugar péssimo, estou sofrendo para acostumar, visto boa parte dos notes, incluindo meu finado Dell e meu Teclado ABNT2 do Desktop ter uma disposição parecida, porém bem diferentes desse Itautec. As teclas são imprecisas, você precisa acionar até o fundo e bem no meio para conseguir uma pressão que corresponda, sendo MUITO frequente o não acionamento das teclas. Espero que seja apenas questão de costume.

Com relação à Webcam, em qualidade de imagem ela é boa, 1.3MPixels, mas péssima para o escuro, não tendo recursos que outros notes, como os Acers tem, de trabalhar com pouca luz (passo a maior parte do tempo em locais sombreados ou com iluminação falha e a CAM é péssima nisso).

Ponto positivo para a Itautec é a não utilização de lacres, que fazem com que a máquina se torne obsoleta, não permitindo upgrades. Por minha máquina dispor de 2GB de memória, penso em adicionar mais 1 pente de 1 ou 2 GB (estou vendo o CxB, pois não usarei mais que 3GB, estou a pensar no vídeo que compartilha até 768 MB). Gostei bastante do fato de que a memória que veio com minha máquina trabalha na frequência de 1333MHz, (ao contrário dos 1066MHz da maioria dos notes concorrentes), coisa que aprecio muito também.

Em matéria de acabamento, o note é lindo, pequeno e um pouco pesado. A tampa externa é ‘black piano’ com uns desenhos que só são vistos de perto e bem sutis. A moldura da tela é ‘black piano’ liso, na cam tem uma ‘auréola’ cromada, muito linda. No apoio para os punhos é um material que até agora não sei se é plástico ou metal, mas que tem aparência de metal escovado, lindo demais, os leds são pequenos e laranja, mas ficam dentro do note, ou seja, com ele fechado, não dá para saber quando a bateria está carregada ou não.

Falando de software, o meu veio equipado com Windows 7 Home Basic x64, que embora ‘limitado’, está atendendo perfeitamente ao meu uso, não ligo para Aero e recursos avançados, quando preciso, uso no desktop. A Itautec mandou 2 CDs, com Windows x86 e x64, coisa que é show de bola e me surpreendeu. Também veio instalada a suíte Cyberink, composta de Power DVD (player de DVD), Power2Go (Gravação de CDs/DVDs) e Cyberlink YouCam (software para Webcam), constando também a respectiva mídia. Veio também um CD com FreeDOS e Drivers, muito show de bola.

Gostei bastante do Office Starter 2010, sou estudante de engenharia e tecnólogo em Gestão de TI, uso muito Excel e Word, versões que vieram instaladas e que embora limitados, não pretendo remove-las. Resta saber se apenas veio instalado ou consta na mídia de recuperação. Como não consta Power Point, instalei uma versão mais antiga e uso normalmente, ainda não vi problemas.

A máquina esquenta bastante, bem mais do que meu finado Dell Latitude, mas acredito ser fruto do CPU+GPU, então tolerável. Por outro lado é muito, mas muito silencioso e explicarei a seguir o porque. Única coisa é um barulhinho chato, audível apenas em extremo silencio, quando o HD está em iddle, mas coisa normal, visto meu finado Dell ter o mesmo e igual barulho, então não é defeito.


A CPU é valente, meu Athlon x4 620 faz 1M de SuperPi em 31s, já esse i3 faz em 18s, conforme o print, isso mostra como essa cpuzinha é valente.

Umas considerações que gosto de fazer é sobre a configuração. A máquina veio bem, mas bem carregada, muitas coisas na inicialização, muitas coisas no agendador de tarefas, enfim.. Detesto coisas no tray, fui eliminando aos poucos (sem desativar ou tirar algumas coisas vitais), veio com um antivírus que não gosto, o Microsoft Security Essential, pesado também, substituí. Muitos updates, muitas ‘porcarias’ na inicialização, fui limpando aos poucos, enfim, agora a máquina está boa, melhorou uns 70% (literalmente), mas ainda não está do jeito que quero. O próximo passo será o acréscimo de 1 pente de memória, seja de 1 ou 2GB, ainda vendo a viabilidade.

Outra coisa.. achei a BIOS bem mal configurada, com um boot order um tanto quanto confuso e o principal, configurada para que o cooler do processador esteja sempre funcionando, esteja quente ou frio, full load ou iddle, coisa que não concordo, configurei o cooler para que funcione apenas quando a CPU está quente, assim ela liga, esfria o conjunto e desliga, poupando energia (barulho não faz tanta diferença).

Não sou gamer, mas testei-o com meu Counter Strike 1.6, e ele rodou muito bem, não dando lag nem com smoke, ponto muito bom para a essa HD Graphics, sinal que a Intel está melhorando, porém com alguns problemas ainda. Não deixa configurar o jogo para rodar na resolução nativa do monitor, no máximo que consegui foi rodar na resolução de 1280x720, inferior à nativa que é de 1366x768, e também achei as cores ruins no jogo, bastante ruins, inferior ao meu Desktop ou Dell Latitude (porém superior ao último em desempenho). Rodando uma versão Rip do Need for Speed Most Wanted, ela rodou tão bem quanto meu desktop, porém no máximo, aparece a resolução 1024x768 que, por ser uma tela pequena, não faz tanta diferença.

Basicamente a máquina é boa e superou minhas expectativas, visto que eu precisava de uma máquina de baixo custo, está atendendo e entregando muito mais do que outras máquinas de mesmo preço (salvo um Microboard i5, que estava pelo menos preço e que nem chega aos pés do Itautec em acabamento, além do i5 não ser muito mais rápido do que esse meu i3).

Enfim, até o presente momento não tenho reclamações de defeitos, recomendo a máquina. Comecei a escrever às 13h15, porém até agora não se esgotou a bateria, assim que esgotar, posto a duração.

[EDIT]

Bateria:

Com WLan desligada, porém cabo de rede plugado e usando a internet normalmente, com brilho em torno de 40%, perfil de economia de energia ativado (e configurado, resfriamento passivo e outras configs que vocês devem saber), a bateria que comecei a utilizar-me às exatas 13h15, esgotou-se (chegou à 7%) às 16h55, portanto, com uso de internet, msn, word, enfim, suítes normais, uso normal, na hora de publicar, um uso um pouco mais pesado, pois tiver que editar as imagens no fireworks, cravou cerca de 3h40 horas de bateria, lembrando que resido no interior de SP, ta um calor forte e por isso o cooler está ligando bastante, bem mais do que a noite/madrugada, indicando que restara ainda cerca de 20 minutos de carga.

13 comentários:

  1. Review muito bom! detalhado e aborda os principais aspectos do note.
    Só uma observação : acredito que o "desbotamento" do LDC é algo comum aos notebooks. No meu Inspiron a cor também não é tão viva quanto no LCD Samsung do Desktop. Acho que isso se deva ao baixo custo das telas que os fabricantes colocam em seus equipamentos. Pra ter uma tela de alto contraste em um notebook, talvez ficasse mais caro que um monitor LDC de boa qualidade, visto a despreocupação de espaço, dissipação térmica e consumo que um monitor para Desktops apresenta.

    ResponderExcluir
  2. estou em dúvidas sobre esse ou o dell inspiron 14, i3 380m, 3 gb, de 1599,00. como eu vou usar um cupom de 100,00 ele me sairia por 1499,00. tb vou usar só pra faculdade... mas de vez em quando um joguinho é bom né? hehe... vale a pena pagar R$221,12 pelo dell inspiron 14 só pra levar pra faculdade? lembrando que o processador é pouco mais rápido, 1 gb a mais e a marca dell... o ponto fraco desse inspiron 14 é q não tem saída hdmi e nem bluetooth.

    ResponderExcluir
  3. Bom caro Gianni, vamos por partes.

    Eu já tive um notebook Dell, fui apaixonado, usei pesadamente até que deu PT com uns 2,5 anos. A Dell tem uma qualidade de construção superior, mas em comparação com esse Itautec, não vale nem R$50,00 a mais, ainda mais sem HDMI e Bluetooth.

    O suporte da Itautec é show de bola, necessitei entrar em contato para solucionar uma dúvida e foram tão competentes quanto a Dell em sua época de ouro (dizem não estar assim hoje em dia..).

    Como você precisa de um note para faculade, não recomendo nada mais que um core i3 370~380m, portanto, em se olhando o CxB, Itautec é uma ótima pedida.

    Games consigo rodar sem Lag o Need for Speed Most Wanted, nesse quesito gostei bastante, ainda mais olhando o preço que eu pagara.

    Forte abraço e volte sempre ao nosso Blog!

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei na semana passada o mesmo modelo que vc, mas com processador core i5.

    Cara que decepção, o meu Acer era melhor, principalmente na qualidade de videos e imagens, nao sei se foi alguma configuração que já veio defeituosa, mas parece faltar cores, pixels nas imagens e videos no monitor do PC, qualidade grafica tá pessima. Eu olhei no aplicativo da Intel e o Minimun Graphics Memory tá 32Mb, e geralmente o usual é 128Mb, nao sei mudar isso e nao sei se é esse o problema.

    Queria tanto resolver.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, estou prestes a comprar esse notebook só que estou com um problema. O diferencial que me atraiu nesse modelo foi o fato de ter preparação para 3G (slot + antena). O problema: já procurei exaustivamente na net sobre qual o modelo do modem 3G interno e/ou onde comprá-lo e não consegui encontrar em lugar nenhum, nem no site da Itautec, nem em fóruns, nem no Mercado Livre, nem no eBay. Normalmente quando pesquiso sobre uma coisa na net, geralmente encontro o que preciso no Google, não precisando chegar ao ponto de recorrer a postar nada em fóruns ou qualquer outro site e esperar resposta. Só que nesse caso específico tá "brabo". Se não conseguir essa informação provavelmente irei desistir da compra desse modelo.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Torres, um modem que que esse modelo aceita são aqueles 'mini-pci', o grande problema é que existem poucos (inclusive no Mercado Livre) e seus preços estão na casa dos R$300,00.

    ResponderExcluir
  8. Não consegui ficar com ele.

    As teclas são muito imprecisas. Eu mexo com desenvolvimento, o trabalho fica comprometido totalemente com um problema de teclas desse.

    Mandei de volta pro carrefour, juntei mais um pouco de grana e peguei um dell.

    Bem melhor agora.

    abrasss

    ResponderExcluir
  9. Monaco, se minha verba não tivesse estritamente contada, eu faria isso. Até acostumei com o teclado, mas a pontuação dele é péssima.

    Tive um Dell (como citei no review), era feio, mas show de bola, teclado perfeito, ótimo, pena que a Dell ta cobrando muito pelos aparelhos hoje.

    Não sei se os centrino tem chipset de video diferenciado, mas com relação à vídeo, esse Itautec decepciona um pouco (na verdade, a culpa é da intel..).

    Se aparecesse um bom negócio, acho que eu passaria para frente, embora eu tenha um desk pra uso em coisas mais pesadinhas.

    ResponderExcluir
  10. Olá, também tenho um desse, não tenho muito o que reclamar...e até já me acostumei com o teclado.
    Meu problema é com o Bluetooth... vai num vai ele dá erro, já reinstalei ele várias vezes (com o CD de drivers que veio junto ao note), mas depois de um certo tempo ele torna a dá erro. Agora não consigo mais fazer a reinstalação porque não consigo abrir o conteúdo do CD de instalação...
    Gostaria de saber se no seu teve o mesmo problema, pois desde o primeiro mês de uso tenho esse chato incomodo.
    Alguma sugestão???
    Abraços!
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Como faço para colocar o ponto de interrogação, já tentei de várias formas e não consigo...

    ResponderExcluir
  12. Daniela, o meu até hoje não tive grandes problemas, só uma falha de projeto que está riscando cada dia mais a moldura interna do LCD.

    Como o seu CD de instalação não está abrindo, você pode ir no site da Itautec, em Suporte, Drivers, selecione o modelo "Itautec Infoway W7430". Selecione o seu Windows (se você não formatou, é Windows 7 X64). Só baixar e instalar normalmente, certifique-se de que o seu bluetooth está ligado (Fn+F1).

    Qualquer problema, pode postar novamente.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Joyce, para adicionar o ponto de interrogação, basta segurar a tecla Shift (sinalizada por uma seta larga para cima, acima da tecla CTRL), ao mesmo tempo pressione a tecla '?' (terceira tecla à esquerda da barra de espaços).

    Se ainda assim não funcionar, certifique-se de que o seu teclado está configurado como ABNT2 (para selecionar, vá em Painel de controle >> Alterar o teclado ou métodos de entrada >> Alterar Teclados >> Adicionar >> Português (Brasil ABNT2). Dê OK e exclua os outros que não forem o que você selecionou.

    Agora basta testar.

    Um abraço Joyce.

    ResponderExcluir