Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Review Motorola Spice XT300

Neste post vou mostrar um pouco das rápidas impressões que tive ao utilizar um Motorola Spice (XT300). O aparelho vem equipado com câmera de 3.2 MPixels, teclado QWERTY, GPS, 3G, Bluetooth, Wifi e tela Touchscreen. O aparelho conta ainda, com um mini-touchpad na parte de trás, ao lado da câmera, para faciliar o scroll de páginas sem que o dedo na tela esconda o conteúdo que está sendo visualizado.

Primeiras impressões

O aparelho possui uma boa construção, pesa cerca de 150g (um pouco pesado pro meu gosto), é bem sólido e parte de sua carcaça é construída com plástico reciclado de ótima qualidade. Ele é um pouco cheinho, ficando destacado dentro do bolso da camisa ou da calça, mas seu tamanho não chega a incomodar. A tela possui contraste razoável e é bem satisfatória para vídeos e fotos.

DSC03716 

Na imagem abaixo, estão da esquerda para a direita um Samsung Corby, o Motorola Spice e uma lapiseira Pentel para referência de tamanho.

DSC03717

 

Navegação Web

O Motorla Spice possui adaptador Wifi e é habilitado para acesso 3G. Utilizei o 3G  da Claro para navegar pelo Ask e testar o aparelho. Achei o tempo de resposta bem lento para um aparelho moderno e uma conexão 3G, o Opera Mini rodando no w300i de um review anterior foi incrivelmente mais rápido.

Achei a exibição desconfortável, sendo necessário brigar um pouco com o zoom para conseguir ler o conteúdo da página com tranquilidade:

DSC03720 DSC03718

O teclado touch também é um pouco pequeno, mas com um pouco de prática você acostuma e digita sem problemas. Existe também a possibilidade de se usar o teclado de botões (retrátil) , que é perfeito para uso em mensagens ou programas de bate-papo.

 

Câmera, compartilhamento de arquivos e acesso pelo computador

Nesse aspecto o Spice fez muito feio para minha surpresa. O Bluetooth apresentou problemas – parcialmente solucionados pelo Astro File Manager – de envio e reconehcimento com meu notebook e meu Corby. Foi uma tortura. Desisti do bluetooth e tentei passar uma foto pelo cabo USB, outro martírio.

Foi necessário instalar o Motorola Helper para poder acessar o cartão de memória pelo cabo e mesmo assim , tive de acessar os arquivos via browser (?):

Sem título

Achei o processo de enviar e receber arquivos muito confuso e desgastante. Acredito que um smartphone desse porte e preço não pode ter um ponto fraco como este.  A câmera de 3.2 MPixels também não se saiu muito bem, as cores são apagadas e a definição deixa a desejar:

2011-04-17_14-54-22_655

 

Bateria e Miscelânia

A autonomia da bateria, quando se deixa o aparelho a maior parte do tempo ocioso, chega a 3 dias, mas se o uso se faz intenso, com games, chat e músicas, ela dura apenas  um dia.  O Spice entretando possui boas qualidades como a integração do GPS com o Google Maps. Além disso roda nativamente vídeos do Youtube. Há um leitor de arquivos PDF e Office. O player de música organiza suas playlists,baixa capas automaticamente e o som nos fones é um pouco baixo, mas  infelizmente isso é uma tendência do mercado encontrada em vários aparelhos celulares e computadores.

 

Veredicto

Fazendo um balanço entre o preço médio do aparelho ( cerca de R$ 600,00 ) , suas qualidades e seus pontos fracos, avalio como sendo uma compra com custo x benefício    médio / baixo,  já que o aparelho é muito bonito ,bem construído e possui algumas funções divertidas, mas na hora que o “bixo pega” e você tenta tirar fotos e enviar arquivos via bluetooth , ele acaba frustrando o usuário, além disso o tempo reduzido de duração da bateria pode encomodar.

5 comentários:

  1. Impressionante esse review. Esperava mais desse aparelho, até pelo preço que ele apresenta. Uma percepção que tive foi que para quem se preocupa com design e gosta de fazer bonito, o aparelho atende, agora quem busca CxB e/ou quer um aparelho realmente completo, deve ter outras opções. Texto muito bom, esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Como o cel é meu, rsrsrs
    eu gosteo de mecher nele, outro problema da motorola é a bateria, que tem que ser carregada todos os dias =/, mas é um bom aparelho

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo pouco de celulares e o Spice é meu primeiro Smartphone, em geral concordo com seu post. A câmera é ruim, o teclado virtual incomoda, ele é pesado demais e esse problema com o bluetooth e com o cabo USB também estou tendo! Alpem disso, a bateria dura mesmo muito pouco desde o primeiro dia e ele é lento e trava muito. A vantagem é o sistema operacional Android, do Google, que é ótimo. Mas em termos de custo/benefício, acho melhor a pessoa optar por um mais barato e que faz quase a mesma coisa como o Samsung Galaxy 5, ou um mais caro e realmente bom como o Samsung Galaxy S, ambos com Android... É isso, vivendo e aprendendo, ano que vem compro outro...

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei um motorola spice 300. Nunca tive tanta dor de cabeça com um celular. Não tem bluetooth, a camera é ruim. não tem opções de cor . É muito escura.. O som é baixo. Para colocar como moldem foi um martirio.. Não sei como ainda não recolheram esse celular.. Nunca mais compro nada da motorola. Eu tinha um simples sansung que era bom... Não tem nem como bloqueiar numeros indesejados. Sinceramente não aconselho ninguém a comprar este celular..

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um Motorola Spice, e não consigo enviar músicas para outro celular, você pode me ajudar?

    ResponderExcluir