Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Dennis M. Ritchie - Adeus ao criador do UNIX e da linguagem C




Houve um tempo, numa era distante e nebulosa, em que homens eram homens de verdade e escreviam os próprios programas. Houve uma época mais distante ainda, nos primórdios dos tempos, onde não haviam homens, e nem distinção entre cientistas da computação , físicos teóricos e matemáticos.

Nessa época programas eram feitos em cartão perfurado e em linguagem assembly.
Foi também nessa época que Dennis Ritchie e Ken Thompson fizeram história nos Bell Labs. Eles criaram um Sistema Operacional que é precursor dos demais existentes hoje em dia, o Unix. O Unix foi revolucionário em todos os sentidos, mas tão fabulosa quanto sua criação foi a sua criação-irmã, a linguagem C.
Essa nova linguagem foi criada especialmente para escrever a maior parte do código-fonte do Unix, sendo rápida, otimizada e de fácil aprendizagem por parte do programador.

Após 40 anos, C ainda é uma das linguagens mais populares - devido ao seu poder e flexibilidade, além de ter sevido de inspiração para muitas outras, como Java, C++, C# , etc - e o Unix é o coração de sistemas como a família BSD, Linux e Mac OS X. Quase nada na computação tem tal efeito duradouro, que se mescla com a história da própria computação moderna.
No último dia 12/10 o mundo deu adeus a um dos homens que ajudou a criar essa revolução.

Todos nós, computeiros de coração devemos muito a você Dennis M. Ritchie; obrigado por tudo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário