Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ativando placas wireless da Broadcom no Linux

Com excessão do Ubuntu, ainda não encontrei nenhuma distro que reconheça e faça funcionar minha placa wireless da Broadcom sem nenhum ajuste adicional no sistema. As placas da Broadcom são muito comuns em notebooks da HP ,Dell e outros fabricantes, o que as torna populares. Aprenda agora como ativá-las em seu GNU/Linux independentemente da distribuição que esteja utilizando.

Passo 1 – Baixando os pacotes

Para efetuar a instalação, você precisa saber a versão do kernel usada em sua distribuição:

# uname -r

Você obterá como retorno algo parecido com:




O texto retornado corresponde à versão do kernel utilizado, no meu caso, 2.6.27. No próximo passo vamos baixar os arquivos de acordo com a versão do kernel que possuimos.


Para os kernels até a versão 2.6.24, utilize esses links para baixar os arquivos necessários: b43-fwcutter e firmwareb43. Para os kernels de versão igual ou superior a 2.6.25, baixe por estes links: b43-fwcutter e firmwareb43.

Passo 2 – Instalação

2.1 – Para kernels até a versão 2.6.24

Dentro do diretório onde você salvou os pacotes do b43-fwcutter e do firmware, abra o console e digite:

# tar xfj b43-fwcutter-011.tar.bz2
# cd b43-fwcutter-011
# make

Isto vai extrair o conteúdo do pacote e compilar o fwcutter para nós. O passo seguinte, é descompactar o firmware e instalá-lo com a ajuda do fwcutter. Com o console ainda aberto, digite:

# cd ..
# tar xjf broadcom-wl-4.80.53.0.tar.bz2
# cd broadcom-wl-4.80.53.0/kmod
# ../../b43-fwcutter-011/b43-fwcutter -w /lib/firmware wl_apsta.o
Substitua o /lib/firmware pelo diretório padrão de firmwares da sua distribuição. Caso não saiba, um whereis firmware dentro do console pode ajudar. Isso já é o suficiente para que o sistema reconheça a suaplaca wireless. Reinicie o sistema para ter certeza de que os componentes recém instalados serão iniciados.

2.2 – Para kernels à partir da versão 2.6.25
Dentro do diretório onde você salvou os pacotes do b43-fwcutter e do firmware, abra o console e digite:

# tar b43-fwcutter-011.tar.bz2
# cd b43-fwcutter-011
# make
Como dito acima, isto vai extrair o conteúdo do pacote e compilar o fwcutter para nós. O passo seguinte, é descompactar o firmware e instalá-lo com a ajuda do fwcutter. Com o console ainda aberto, digite:

# cd ..
# tar xjf broadcom-wl-4.150.10.5.tar.bz2
# cd broadcom-wl-4.80.53.0/driver
# ../../b43-fwcutter-011/b43-fwcutter -w /lib/firmware wl_apsta_mimo.o
Não esqueça de substituir o /lib/firmware pelo diretório padrão de firmwares da sua distribuição. Caso não saiba, um whereis firmware dentro do console pode ajudar. Reinicie o sistema para ter certeza de que os componentes recém instalados serão iniciados adequadamente.

A referência completa do b43-fwcutter e as versões dos firmwares, você encontra aqui.

Em um próximo artigo , vamos utilizar o wpa_supplicant para conectar nossa placa recém-instalada a um access-point que utilize encriptação WPA. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário