Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como Recuperar o Windows

Estou escrevendo esse artigo para você leitor que já viu seu computador ficar lento, mais lento do que Fiat 147® dando carona pra sogra e cunhados na subida de serra voltando da praia.

É, você sabe a raiva que tais situações dão na gente. Bom, estou escrevendo para ensinar a última alternativa antes de se utilizar da tão temida “formatação”. Não estou escrevendo esse tutorial para ensinar simplesmente a “restaurar o sistema”, muito aquém, eu detesto essa restauração do sistema que para mim sempre deixou o micro um verdadeiro “fiatinho” da década de 80. Mãos à obra, basicamente a receita que eu recomendo, baixem os softwares:

  • Revo Uninstaller®
  • CCleaner®

Bom, vamos começar o serviço. Instale os dois softwares por padrão e rode primeiramente o Revo Uninstaller. Primeiramente desinstale os softwares que você não utiliza mais. Para fazer isso, selecione o software que você não deseja mais, selecione a opção “desinstalar” e depois “Avançado”, siga todo o processo até seu final. Repita com todos os softwares indesejados.

Agora, ainda no Revo, clique na guia “limpador de arquivos lixo”, clique em “verificar” e posteriormente, selecione todos e clique em “excluir”. Bom, encerrando o uso do Revo Uninstaller®, agora vamos para o limpador do Windows®. Esse todo mundo conhece. (Iniciar, Programas, Ferramentas de Sistema, Limpeza de Disco). Com esse passo também concluído, varra seu sistema atrás de vírus e spywares, eu recomendo para isso o gratuito “Avira Antivir 9®”, rápido, leve, eficiente. Eventualmente, caso ache alguma coisa, mande diretamente excluir.

Executada essa etapa, agora devemos executar o CCleaner. No menu do programa, escolha a opção “Executar Limpeza”, não precisa se preocupar (caso não seja um usuário avançado) com as outras opções. Limpeza executada, Clique na Guia “Registro”. Nela selecione “Procurar Erros” e posteriormente “Corrigir Erros” (observe a quantidade de erros…). Embora o CCleaner ofereça “n” opções de recuperação, vou restringir-me ao básico citado aqui. Caso você tenha um conhecimento intermediário, pode (e deve) alterar os programas e serviços que se inicializam com o Windows®. Como cada micro tem suas particularidades, essa seção eu deixarei em aberto, visto a dificuldade de um usuário básico identificar e desabilitar os processos.

Agora chegou o ponto crucial desse tutorial. Pegue seu disco do Microsoft Windows®, insira-o no drive leitor de CD do seu micro e aguarde. A tela que auto iniciar-se pode (e deve) ser fechada. Com o CD no drive, abra o prompt de comando (Iniciar – Executar – digite “CMD” e tecle enter ou apenas tecle “tecla Win + R”). Em sua tela preta, digite exatamente “sfc /scannow”. Siga as instruções da tela. -Ao término do processo, novamente reinicie a máquina, abra novamente o prompt de comando (Iniciar – Executar – digite “CMD” e tecle enter ou apenas tecle “tecla Win + R”), tecle “defrag %systemdrive% -b” (A variável SYSTEMDRIVE aponta sempre para o disco rígido onde o Windows está instalado). Essa operação Desfragmentará seu Boot (processo e arquivos de inicialização do sistema). (Por Vinícius Angiolucci)- Agora, nosso processo está 95% terminado. Abra a janela “executar” novamente (iniciar – executar) ou no Windows Vista® apenas abra o iniciar, e escreva em “pesquisar” ou executar o comando “dfrg.msc”. Esse comando abrirá a janela do Desfragmentador de arquivos. Selecione cada Disco (C:, D:, E: …) e selecione “desfragmentar” para cada um deles. Esse processo pode demorar um pouco, mas é eficaz. Terminamos a recuperação do Windows®.

Não vou afirmar que seu micro que estava igual o Fiat 147 citado no começo do tutorial virou um foguete, mas posso afirmar que, se haviam arquivos corrompidos, vírus, falta de organização, essas foram corrigidas. Seu micro que era um Fiat 147 em subida de serra virará um Fiat 147 em uma descida de serra, somente com você dentro do carro. Garanto que conseguirá alguma diversão. Agora se isso não resolveu seu problema de lentidão, aí parta para a formatação com consciência.

—-Execute os passos citados nesse tutorial por conta e risco, não nos responsabilizamos por danos causados por mau uso do tutorial aqui citado—

*Em Dúvida, Não Execute o Passo Proposto*

Nenhum comentário:

Postar um comentário